Home

como posso identificar um adjetivo substantivado?

3 respostas

  • Publicada em 2008-03-14 por Anónimo

    Olá, Liiara! Há uma forma muito simples de se identificar um adjetivo ou outro vocábulo substantivado. Bom, primeiramente, toda termo, quer adjetivo quer advérbio ou outra termo com classificação gramatical dissemelhante, que vier acompanhada pelo item definido (o, a, os, as) ou indefinido (um, uns, uma, umas) será substantivada. Pode-se tomar porquê exemplo o adjetivo 'ruim'. Eu tomei um moca 'ruim'. Note-se, nesse caso, que 'ruim' é um adjetivo. Ele está atribuindo uma qualidade ao moca. O 'ruim' disso tudo é a falta de sinceridade. Nesse caso, porém, a termo 'ruim' está sendo substantivada pelo cláusula definido 'O'. Outros exemplos: Eu 'não' tomei o remédio. cá, o 'não' é advérbio de negação; está, pois, modificando o verbo tomar. Ele deu um 'não' porquê resposta. cá, porém, não está sendo um advérbio, e sim um substantivo. A forma muito simples é: Se vier cláusula antes da termo, será um substantivo. Conseguiu assimilar alguma coisa?

  • Publicada em 2008-03-14 por Anónimo

    Substantivação é a atribuição de funções de substantivo a alguma outra vocábulo, que pode ser um verbo, um adjetivo ou até mesmo um advérbio.

    Exemplo:

    "O jantar estava ótimo." (verbo substantivado)
    "Era um azul maravilhoso." (adjetivo substantivado)
    "Ele disse um não muito grosseiro." (advérbio substantivado)
    Uma vocábulo se torna substantivo quando toma o lugar de um.

    Podemos substituir a termo jantar por comida, que é um substantivo. Ficaria: "A comida estava ótima". Se trocarmos azul por cor, seria: "Era uma cor maravilhosa". Assim porquê, se mudássemos a estrutura da frase Ele disse um não muito grosseiro, ficaria assim: " - Não, disse ele, de forma malcriada". O não, neste segundo caso, é um advérbio de negação.

    Na primeira prece do exemplo supra, a vocábulo jantar, que normalmente é um verbo, foi substantivada, ao ser precedida do cláusula definido O. Assim acontece com as demais, só que precedidas de cláusula indefinido.

    A regra universal é: toda termo precedida de cláusula, tornar-se-á substantivo, a não ser que a termo já seja um substantivo.

    Obs.: Vale lembrar que venustidade, pureza, habilidade, honestidade etc, não são palavras substantivadas, pois já são substantivos por si sós.Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Substantiva%C3%A7%C3%A3o"

  • Publicada em 2008-03-14 por Anónimo

    "O jantar estava ótimo." (verbo substantivado)
    "Era um azul maravilhoso." (adjetivo substantivado)
    "Ele disse um não muito grosseiro." (advérbio substantivado)
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Substantiva%C3%A7%C3%A3o

Utilize o formulário para responder a esta pergunta